quarta-feira, 18 de outubro de 2017

permaneço criança - 06 uma vida incomum como qualquer um







permaneço criança

Permaneço criança, fantasiado de adulto. Sinto hoje minha criança presente em tudo o que sou e faço. Amadurecendo, aprendo agora gostar de mim.   Reconheço – recordo que fiz o melhor que soube, que pude em quase, se não todos, momentos da minha vida.

Depois, horas dançantes, desejos fortes. Os apertos de mãos, o bate-coxas, os rostos colados, os beijos de língua, as mãos nos peitos. A iniciação no bequinho dos meninos, o risco, o frisson, o gozo rápido. Sempre presente, proibido – um tanto fora, um tanto dentro de mim – o sexo.

Aos doze, inda anos 50, para ganhar um pouco, vendi cestas de natal. Que alegria um dinheirinho fruto do meu trabalho. Depois, lá pelos catorze, aulas de matemática pro filho do representante da Brahma na região, que me contratou depois como auxiliar administrativo.

Fiz o segundo científico em Belorizonte, o primeiro e terceiro em Montes Claros. Vestibular – não passei em BH – escolhi, mesmo sem saber o que era, economia e lá fui eu pra Brasília.

Dei aulas de matemática à noite no Gama, fui monitor de estatística na UnB, estagiário no Ministério da Agricultura, Socorro foi meu amor e com razão me deixou. Sai de dois serviços públicos, errei como pequeno industrial de malhas. Arrisquei o Rio.

Início dos anos setenta
Conjugado dividido em Copa, um karman-ghia, paquera aleatória diária, sexo como objetivo. Culpas misturadas com prazeres. Trabalho no Instituto de Colonização e Reforma Agrária, o Incra, aqui responsável pela coordenação do treinamento e seleção de quem cuidaria de fazer os levantamentos de dados em campo. O combinado era uma passiva reforma agrária, através da taxação progressiva tanto das propriedades menores, os minifúndios, quanto das propriedades maiores, os latifúndios. Maiores ou menores em relação à área definida em cada microrregião como a suficiente para a sobrevivência e desenvolvimento econômico de uma família trabalhadora.

Levantamento feito, memória difusa, quem detinha o poder de assinar, decidir optou pela proteção aos latifúndios. Larguei mais este serviço público, vendi o carro – já um fusca – e, com Ana, pegamos o navio em direção incerta, hippies sem saber que éramos.

Uma semana em Barcelona, dez dias em Andorra acolhidos por um índio peruano, um frio danado, atravessamos a Europa batendo a mão, carona pura até Amsterdam. Lá, centro da cidade, na redlight, mulheres na vitrine, encontramos um quarto bom, ambiente aquecido, chuveiro externo quentão, baratinho. Ana foi posar na escola de desenho e pintura, eu aprender a bater perna.

O Kosmos, um choque. Centro cultural para jovens holandeses, financiado pelo governo, duas moedas pra entrar, de cara um salão grande, alguma fumaça com cheiro bom como os dos bolos e tortas, música suave, pessoas calmas espalhadas. Outra porta, um forno elétrico, barro à vontade para quem quisesse esculpir e levar. Depois um salão, cubos grandes em muitos níveis, espaço para apresentações de artistas passantes, asiáticos, europeus, africanos, latinos, americanos, de outros mundos.

Desço escada, uma cozinha com aquelas comidas estranhas, cheirosas, leves, caseiras, que depois descobri macrobióticas e naturais. Sauna grandona, homens e mulheres conversam e agem como se não estivessem nus. Tudo muito paraíso.

Noutro lugar, à noite, o Paradiso. Coca e maconha oferecidos na calçada, música a mais moderna adentro. Corri da coca, medroso de me apaixonar. Aos meus olhos tudo muito leve, tudo muito puro. Alegria quase insuportável. Assim as portas se me abriram para outras janelas.

Antes, em Brasília,
vislumbre de nova vida. 1965, dezoito anos, meus tempos e afazeres por minha conta. Duzentos e trinta professores demitidos, greve boa parte do ano na universidade. Estudos intercalados com aventuras. A população masculina predominava.

Zona boêmia, rendez-vous só fora do distrito federal. Pegava carona, lá ia eu mendigar por amor, carinho, consideração. Bati errante, errado em portas erradas. Madrugadas frias, solidão. Também por carência - necessidade de estar próximo a colegas, de ser aceito - perdi no baralho muito de minhas mesadas.

Já no segundo ano, monitor de estatística na universidade, estagiário de economia no Ministério da Agricultura, professor de matemática para o ginasial de escola da Fundação Educacional do Distrito Federal. Em 66 já tinha um fusquinha. Em 67 completei rapidinho todas as matérias do currículo de Economia, fiz outras de Administração Pública enquanto esperava o tempo mínimo para me diplomar.

Muito jovem aprendi a ser bonzinho. Pra não apanhar, literal e simbolicamente. Como uma defesa diante do mundo. Meu humor era leve, brincava fácil. Cedo percebi que podia escolher meus rumos. Era só me responsabilizar pelos resultados do que fazia.

Atenção redobrada ao que acontecia fora e dentro de mim, ao que era real e ao imaginado. Medos antecedendo às decisões. Culpas depois das ações. A cada fugida da regra, da normalidade, medos e culpas e reflexões. Erro e acerto, tateando atento, emimesmado. A regra de ouro presente: não fazer a outro o que não desejo pra mim. Como auto referência, meu humor. Se bem-humorado, vale, valeu. Se mal, o que está ao meu alcance?

Luiz Fernando Sarmento









Nenhum comentário:

Postar um comentário