terça-feira, 28 de março de 2017

Livre pensar 06 - Viver o presente




Livre pensar 06

Viver o Presente


Da reflexão sobre nosso próprio comportamento poderíamos perceber que também é revolucionante respirar naturalmente, deixar as emoções se expressarem, não aceitar submissamente impedimentos morais. Deixar o tesão ter voto, a ternura, o desejo ter voto. Respeitar o próprio corpo, a própria mente, a própria vida nos seus atos cotidianos. Que também é revolucionante procurar caminhos para não ter que trabalhar no que desinforma ou que contribui para a manutenção dos que autoritariamente detêm o poder.

E, paralelo à reflexão, do trabalho consciente com o corpo, no sentido da recuperação da sua mobilidade natural, talvez pudéssemos perceber emoções há muito tempo suprimidas.

Esta auto revolução pessoal, de refletir e de trabalhar o próprio corpo, acredito que esteja dentro da área de atuação do ser humano individualmente: viver o presente, procurar as gratificações aqui e agora, buscar o homem novo em cada um de nós.


Reflexões sobre o Homem Novo

Está sempre presente na nossa cabeça a esperança de um futuro mais humano e mais gostoso. Volta e meia nos pegamos na expectativa de acontecimentos externos a nós – uma revolução social, um cristo, uma nova fórmula – que alterem o sistema atual e o ser humano.

Mas esquecemos que o caráter de cada um de nós está fundamentalmente impregnado de informações que, no correr da vida, recebemos tanto da escola, igreja, família quanto dos meios de comunicações e dos que estão ao nosso redor. E que nós mesmos estamos colaborando para a manutenção da moral atual, quando, nos atos e encontros de toda hora, transmitimos nossos preconceitos a nossos filhos, amigos, vizinhos, colegas de trabalho.

Quase nunca nos lembramos de transformações que estão dentro do poder de atuação de cada um de nós. Como se as sonhadas transformações sociais excluíssem as atualmente possíveis transformações pessoais - quando na verdade se complementam.

Das observações destes fatos veio a vontade de saber o que é necessário para o ser humano individual - eu mesmo - tomar consciência da irracionalidade de falsas verdades atuais, e alterar o seu - o meu próprio – comportamento. Na busca de um ser humano emocionável, lúcido, saudável, autônomo, vivo. É sobre este homem novo que procuramos refletir.

Luiz Fernando Sarmento

















Nenhum comentário:

Postar um comentário